Cartão Cidadão: O que é? Para que serve? Como usar?

É possível que muita gente ainda tenha dúvidas e questionamentos em relação ao Cartão Cidadão, que embora tenha semelhanças com outros cartões de débito ou crédito, possui função bem diferente. Confira abaixo tudo o que você precisar saber sobre o Cartão Cidadão, qual é a sua função, como pode ser usado, como solicitá-lo, como desbloqueá-lo, o que é a chamada Senha Cidadão, como consultar o saldo do cartão, entre outras informações.

O que é o Cartão Cidadão?

Cartão Cidadão nada mais é do que um cartão magnético emitido pela Caixa Econômica Federal em parceria com o Governo Federal. Esse é o cartão que facilita o acesso dos cidadãos aos serviços e benefícios sociais e trabalhistas administrados pela Caixa. Sendo assim, o cidadão consegue ter um melhor controle dos seus benefícios pagos, ou que serão pagos, pelo Governo Federal.

Para que serve o Cartão Cidadão?

É através do Cartão Cidadão que é realizado o saque de diversos benefícios sociais e também é possível conferir algumas informações em relação ao cadastro pessoal.

Para que você tenha uma idéia ainda mais clara, por meio do Cartão Cidadão, é possível ter acesso a benefícios como: Bolsa Família, Seguro Desemprego, FGTS, PIS, Abono Salarial, consulta de saldo e extrato e também efetuar saque. Você já percebeu que esse é um cartão que pode facilitar a sua vida na hora de receber seus benefícios, né?

Para quem é destinado o Cartão Cidadão

É muito importante entender para quem o Cartão Cidadão é destinado antes de tentar solicitá-lo. Vamos lá! O Cartão Cidadão é destinado para quem possui benefícios trabalhistas e sociais disponíveis para serem sacados, como por exemplo, FGTS e Bolsa Família, e que não tem conta na Caixa.

Portanto, se você possui conta na Caixa, seja Poupança ou Conta Corrente, você pode receber os seus benefícios diretamente em sua conta, não sendo necessário então que o Cartão Cidadão seja solicitado e emitido.

É válido ressaltar também, que o Cartão Cidadão não é emitido caso o cidadão não possua benefícios disponíveis.

Emitindo o Cartão Cidadão

Se você possui benefícios sociais ou trabalhistas disponíveis e não tem conta na Caixa, poderá emitir o seu Cartão Cidadão de forma simples e bem prática, sem qualquer complicação. Para isso, você pode emiti-lo através do telefone 0800 726 0207 ou em qualquer agência da Caixa mais perto de você.

Depois que o pedido do Cartão Cidadão for feito, ele será entregue na sua casa ou se você preferir, também poderá retirar na agência mais próxima de você. Com o seu Cartão Cidadão em mãos, você deverá desbloqueá-lo e depois fazer a sua Senha Cidadão, para que consiga receber seu dinheiro utilizando o Cartão Cidadão.

Desbloqueando o Cartão Cidadão

Recebeu o seu Cartão Cidadão? Então agora o próximo passo a ser feito é o seu desbloqueio. O processo de desbloqueio é bem simples e não leva mais do que alguns minutos.

Você pode desbloquear o seu Cartão Cidadão ligando para o atendimento da Caixa Econômica Federal através do número 0800 726 0207. Escolha no menu a opção “Desbloqueio do Cartão Cidadão” e siga o passo a passo descrito.

Entenda o que é a Senha Cidadão

Muita gente ainda tem dúvidas também em relação à Senha Cidadão e ficam confusas sobre o que, de fato, se trata.

É a Senha Cidadão que vai habilitar o seu Cartão Cidadão para saque dos benefícios trabalhistas ou sociais que sejam administrados pela Caixa e que poderão ser sacados em terminais de autoatendimento, unidades lotéricas, Caixa Aqui, agências ou pontos de atendimento caixa. Entendeu? Sem a sua Senha Cidadão você não conseguirá sacar os seus benefícios.

Para fazer a sua Senha Cidadão, você deve ligar para o Atendimento CAIXA ao cidadão, através do número 0800 726 0207, e depois comparecer na Lotérica, com o seu Cartão Cidadão e um documento oficial.

Já se você preferir fazer a sua Senha Cidadão em uma agência da Caixa, basta levar apenas um documento oficial.

Como documento oficial é considerado: Carteira de identidade, Carteira Nacional de Habilitação (modelo com foto ou modelo digital), Carteira de Trabalho e Previdência Social (modelo Informatizado), Carteira funcional, Identidade militar, Carteira de identidade de estrangeiro, Passaporte.

Usando o seu Cartão Cidadão

Como falamos anteriormente, o Cartão Cidadão é usado para receber os seus benefícios trabalhistas e sociais que são administrados pela Caixa. Sendo assim, ele pode ser utilizado somente em pontos de atendimento, caixas eletrônicos, casas lotéricas, correspondentes Caixa Aqui e agências da Caixa.

Pedindo a segunda via do Cartão Cidadão

Se, por algum motivo, você necessitar de uma segunda via do seu Cartão Cidadão, entre em contato com o telefone da Caixa Econômica Federal pelo número 0800 726 0207. Para adiantar o atendimento, já tenha em mãos o número do PIS/PASEP e também seus dados pessoais.

Consultando o saldo do meu Cartão Cidadão

Você pode consultar o saldo do seu Cartão Cidadão de algumas formas diferentes, basta escolher a que prefere. A primeira delas é por meio do número de atendimento da Caixa Econômica Federal, sendo necessário que você tenha em mãos o número do PIS, que será solicitado na ligação.

Se você preferir, também pode consultar pessoalmente o saldo do seu Cartão Cidadão em pontos físicos. Não será difícil achar um perto de você, já que são mais de 4 mil pontos de atendimento, 15 mil correspondentes Caixa, 15 mil terminais de autoatendimento e mais de 13 mil lotéricas espalhadas de forma estratégica em todo o país.

Por último você também pode acessar o saldo do seu Cartão Cidadão pela internet, tanto pelo site da Caixa Econômica Federal quanto pelo aplicativo, disponível para smartphones Android, na Google Play Store, ou iPhone (iOS), na App Store. Tanto no site quanto no app, você conseguirá ter acesso não somente ao saldo, como também ao calendário de pagamentos, as parcelas que estão por vir, entre outras informações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *